As Agências de propaganda “e Marketing”.

As Agências de propaganda “e Marketing”.
12 de setembro de 2010 Edu_pezzi

Por Eduardo Pezzi, Esp.

Muitas agências têm agregado ao seu nome ou negócio a palavrinha mágica “Marketing”, porém o fazem, muitas vezes, de forma perigosa e/ou mentirosa.

Quando o marketing entrou no Brasil como disciplina ou como estratégia empresarial, a grande maioria das organizações o sublocou para a área de propaganda e divulgação (lê-se: banners, apresentações em Power Point, brindes, faixas, feiras, contato com agências de propaganda, etc).

A conhecida área ou departamento de Marketing ficou com essa função por anos devido a total falta de conhecimento quanto ao papel que o Marketing deve desempenhar. Ainda hoje profissionais de Marketing ou Mercadólogos encontram dificuldade de se posicionar no mercado. Assim a função fica preenchida por graduados em Propaganda, Relações Públicas ou Jornalistas.

Como consultor, tenho sido solicitado diversas empresas para fazer Marketing, mas na primeira reunião, percebo que eles querem mesmo é folder, logo, cartaz. Gente, isso não é Marketing!

Marketing é muito mais do que isso. É estratégia, pensar o futuro, criar vantagens perante concorrentes, entender o mercado, posicionamento. São tantas atribuições que não cabe especificar neste artigo.

Já as agências de propaganda vendem-se como agências de marketing, mas aí eu me pergunto: tem alguém de Marketing trabalhando na agência? A agência tem um especialista que saiba construir um planejamento de marketing coerente e eficiente?

O que os publicitários de uma agência de propaganda têm é a capacidade de entregar as peças de comunicação que estarão descritas nas táticas do “P” de Promoção/Comunicação, só isso. Infelizmente os publicitários não têm capacidade de avaliar o resto todo, que por sua vez cabe ao profissional de Marketing: mercado, concorrência, estratégia, posicionamento, segmentação, produtos, preços, distribuição. Qual agência tem como fazer isso com eficiência? Fica a pergunta.

Quando contratarem uma empresa de propaganda que se vende como de marketing, perguntem se eles têm um profissional experiente e capacitado, ou se eles têm parceria com alguma consultoria séria nesta área.

Marketing é coisa séria, Marketing não é propaganda. Um erro de marketing tem reflexos muito mais danosos do que a promoção do fim de semana que não deu resultado. Exija profissionais que estudam essa disciplina com seriedade e não aventureiros da moda.

Dica: não se preocupe se a cor do anúncio está certa, mas se o anúncio, neste formato, nesta data, nesta posição, neste veículo, está em harmonia com as estratégias de marketing da sua empresa.

Sua empresa é orientada para o Mercado, ou seja, faz Marketing?

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