Diferente ou Diferenciado?

Diferente ou Diferenciado?
12 de setembro de 2010 Edu_pezzi

Várias empresas acham que sua estratégia competitiva é a Diferenciação. Como diz o grande estudioso Michael E. Porter em seu livro Estratégia Competitiva, na indústria existem 3 estratégias genéricas, sendo elas: Liderança em custo total (preço mais baixo), diferenciação ou enfoque (foco). No nosso caso aqui a segunda que interessa, muitas empresas acham que seu produto ou serviço é diferenciado, será? Muitas vezes não, estão fazendo exatamente o que os concorrentes, mas acreditam que fazem melhor, para ser considerada uma estratégia de diferenciação esta, tem que ser algo considerado único no âmbito da indústria onde está inserida, lógico que não deve ser ignorado o custo do produto/serviço, mas não é principal alvo estratégico, até porque, uma empresa que queira ser diferenciada e barata, corre sérios perigos. O custo de diferenciação e de criar uma percepção de valor, além de barreiras as 5 forças estudadas por Porter, não possibilita a empresa ser líder em preço baixo.

A diferenciação produz margens mais altas com as quais é possível lidar com o poder dos fornecedores e claramente ameniza o poder dos compradores, dado que lhes faltam alternativas comparáveis. Se a empresa é diferenciada, fica difícil do consumidor compará-la com um concorrente que não tenha o mesmo serviço, produto, posicionamento de marca, seja o que tenha de particular em seu core business.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*