Sua empresa precisa de marketing?

Sua empresa precisa de marketing?
12 de setembro de 2010 Edu_pezzi

As empresas vêm de uma época onde existia uma grande demanda por produtos e uma pequena oferta dos mesmos, fazendo assim, com que tivessem seu foco voltado para a produção. Há alguns anos o mercado se globalizou e vários concorrentes apareceram de todos os lados, criando uma guerra pelo bolso do consumidor cada vez mais escasso. São muitos produtos e poucos consumidores.

A idéia do Marketing surgiu muito antes da própria palavra, anúncios de 1900 já continham em seu conteúdo uma preocupação com o preço, distribuição, promoção e claro o próprio produto. A busca pela diferenciação e atenção dos clientes criou no mercado uma grande necessidade de sistematizar e profissionalizar a área de “Mercado”, não só empurrando produtos ao mercado como era até então feito, mas atraindo consumidores para suas marcas. Os serviços hoje representam uma grande parcela no dia a dia das empresas e vieram para ajudar nesta diferenciação, ao ponto que, as tecnologias e os produtos foram sendo copiados com uma rapidez assustadora, diminuindo a vantagem competitiva neste quesito.

Uma orientação correta e planejada para o mercado, com analises do ambiente externo e interno da empresa, suas forças e fraquezas, e uma construção eficaz do composto mercadológico, ajudam a diminuir as incertezas e os erros durante a jornada neste mercado hiper-competitivo, onde 7 de cada 10 novas empresas fecham até o 1º ano de vida.

Hoje, a preocupação com um produto de qualidade ou com um preço baixo não sustentam mais vantagens duradoras e lucrativas, sendo uma estratégia míope e de curto prazo.

Ainda hoje existem equívocos quanto ao papel do Marketing e suas funções. Muitas vezes devido a uma falta de entendimento o Marketing é confundido com Comunicação e ou com Venda.

O Marketing tem como função básica definir estratégias e ações coerentes com o planejamento da empresa coletando informações do ambiente externo e interno da empresa, sempre com foco no consumidor dando suporte para, definir o produto correto, a forma certa de vender e suas formas de distribuição, o preço adequado ao mercado alvo e as formas de comunicação mais eficientes preocupado nesta área com todos os pontos de contatos. Tudo isso para buscar uma vantagem competitiva em um mercado complexo e cheio de incertezas.

As organizações precisam unir os departamentos e trabalharem em sintonia como um sistema, por que são interdependentes e todas têm um só objetivo estratégico traçado no planejamento da empresa, nenhuma é mais importante que a outra, todas são fundamentais para uma entrega eficiente de produto ou serviço ao cliente alvo.

O grande segredo, se é que existe um, é que o importante é realmente orientar a empresa para o mercado em todas as suas ações e não só nas suas folhas A4 impressas na gaveta do diretor, ações estas, desde o atendimento da secretária até a assistência técnica. Buscando sempre que possível perguntar ao cliente o que ele quer e principalmente antever o que ele vai querer no futuro.

Tenho certeza de que todas as empresas, independente de seu mercado ou tamanho necessitam de um suporte sério de Marketing seja com uma equipe interna ou através de uma consultoria. Mas o importante é que as empresas tendo ou não uma estrutura de Marketing, ajam sempre com foco “real” no consumidor e em suas necessidades e desejos, palavras batidas e simples que no dia a dia são esquecidas.

Dica: Planeje o planejamento, tire um tempo do seu dia para pensar na empresa, nos clientes, nas estratégias, nas mudanças, nos concorrentes, nas suas fraquezas, junte tudo o que você ouve e vê por ai, o que as pessoas falam, analise e responda rápido, nestes sinais do mercado se escondem informações e tendências.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*