Os Três Pilares do Marketing Digital

Os Três Pilares do Marketing Digital
23 de dezembro de 2016 Edu_pezzi

Não é mais novidade que o Digital se inseriu na sociedade e, portanto, na conduta humana afetando, consequentemente, o comportamento do consumidor.

 


As empresas precisam estar cientes sobre a necessidade de se adaptar, de forma ágil, dentro dessa nova perspectiva e diante da hiper-realidade, já que as gerações anteriores, às vezes, por motivo de força maior e os nativos digitais, com naturalidade, não separam mais o digital do off-line.

 

Em razão disso, o Marketing está passando por uma fase de reinvenção, que requer uma reestruturação conceitual, estratégica e de ferramental, pois, o mix de marketing tradicional não dá mais conta de atender esses novos consumidores. O pensamento estratégico orientado para o mercado, agora, tende a ser mais complexo e, assim, mais difícil de ser implantado.

 

Nesse sentido, buscou-se desenvolver um modelo para o Marketing Digital, sustentado por três grandes pilares: Mídia, Relacionamento e Comércio.

 

No pilar Mídia encontram-se todas as ferramentas que auxiliam a empresa a alcançar seu público, que pode se dar por meio de site próprio, portais, links patrocinados, eventos na web, lançamentos de produtos por vídeo conferência, entre outros. Trata-se do antigo “P”, de promoção, ampliado e significativamente mais personalizado, visando, ainda mais, relevância tanto para quem anuncia, quanto para quem é impactado.

 

O pilar Relacionamento se refere às interações que a marca estabelece com o seu público, seja ele prospect, cliente ou consumidor. Os momentos da verdade ou pontos de contato foram expandidos através da tecnologia, possibilitando que as marcas estejam presentes em todas as fases da compra, permitindo, inclusive, interação, em qualquer device ou localização. Nesse ponto, percebe-se a importância das empresas disporem de uma equipe preparada para comunicar (alcançar) e se relacionar (interagir), em qualquer momento e lugar (omnichannel).

 

O pilar relativo ao Comércio envolve todas as ferramentas que apoiam os clientes a adquirirem os produtos ou serviços, através de canais digitais ou mesmo interacionais, que oscilam entre o online e o off-line. Abrange desde o e-commerce, uma ferramenta disseminada, embora, subutilizada; até o m-commerce, em que a transação é feita por meio de dispositivos móveis.

 

Assim, acredita-se que um planejamento de Marketing Digital deva abranger esses três pilares, contemplando desde a busca por informação até o momento da efetivação da compra ou transação. Uma falha, a qualquer tempo, pode ser capaz de impossibilitar o sucesso das estratégias e, consequentemente, impedir o alcance do objetivo maior das empresas, a lucratividade.

 

Por fim, tomando como referência as linhas direcionadas para o mercado, a lucratividade é resultado de uma boa orientação mercadológica, alcançada mediante um trabalho coeso e harmônico entre os três pilares.

 

Figura: exemplos e possibilidades dos pilares

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