7 COISAS INCRÍVEIS QUE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE FAZER PELAS EMPRESAS.
Publicado em: quarta, 16 de novembro de 2022 às 23:33
1 – Entender o que realmente faz diferença no negócio.
A gente sempre tem dúvida no que influencia nas vendas, nas compras, no sucesso de um produto, de uma promoção, de uma ação de Marketing e Vendas. Mas para sair do achismo e entender o que realmente tem relação é necessário unir dados com uma pitada de correlação. E só isso já pode economizar um monte de dinheiro desperdiçado e sem saber onde.
2 – Entender quais clientes são fiéis, quais irão abandonar, quanto irão gastar no tempo e quantas compras poderão fazer.
A grande dor nas empresas é atrair clientes e não saber por que eles foram e nem quando foram, descobrimos sempre tarde demais. Então, conseguir prever com base nos comportamentos dos outros, quem vai poder abandonar a empresa e quanto os clientes gastam e tempo que se relacionam com a empresa é crítico de sucesso para montar estratégias Comerciais e de Marketing. E sabemos que manter um cliente é pelo menos 5X mais barato que conquistar.
3 – Ranking e quem realmente é o melhor. A tal da curva ABC evoluída.
Classificar clientes, vendedores, representantes, ações de venda, ações de marketing, produtos, regiões, dentre outras é muito difícil se não utilizar critérios e pesos específicos para cada caso. A curva ABC ou saber o que realmente teve melhor performance exige utilização de técnicas mais acuradas para melhorar a tomada de decisão.
4 – Dividir os clientes pelo perfil de comportamento
Criar estratégias para manter os clientes é muito difícil e acabamos generalizando nas ações. Mas se você soubesse informações críticas que podem fazer você criar até 125 segmentos e entregar exatamente o que eles querem no momento certo e com o produto certo?
5 – Previsão de venda (Forecast).
O sonho de todo empresário é saber quando vai vender na próxima quinzena, mês, ano. Saber o que vai vender, quanto vai vender e qual é o valor. Isso ajuda na previsão de compras, investimentos e ações.
6 – Preço ideal de venda
Outra grande questão eterna nas empresas é saber por quanto vender um produto/serviço. Qual o preço ideal para que eu não perca venda e consiga aumentar a lucratividade. Isso é possível com técnicas de pesquisa e algoritmo de machine learning.
7 – Qual produto impulsiona a venda de outro?
Quem não quer saber o que oferecer para o cliente, quando ele compra X também pode comprar Y. Isso nos e-commerces acontece muito, e é uma regra desenvolvida por inteligência artificial e ajuda as empresas a montarem a cesta de compra ideal para cada cliente com base nos produtos que ele compra. Ajuda a aumentar o ticket médio, o número de itens criando upsell e crossell. Tudo que a gente quer né?
Saber quanto vai vender, para quem, qual o preço, quantos clientes irão me abandonar, quais produtos vendem influenciado por outro, saber qual campanha deu certo para não jogar dinheiro fora, são alguns dos inúmeros questionamentos que podem ser resolvidos com uma orientação da empresa para dados e o uso correto e técnico de Inteligência Artificial e Machine Learning.
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