A importância da alfabetização de dados.
Publicado em: sexta, 12 de maio de 2023 às 08:27
Data Literacy para melhores decisões
Porque 25% pode ser maior que 90%?
Essa resposta eu falo no exemplo abaixo, mas antes...
Números e estatísticas são indicadores-chave indispensáveis ??para a tomada de decisões na política, negócios e vida privada. Mas sempre entendemos os números e seus significados corretamente?
Alfabetização de dados é a capacidade de ler, escrever e compreender a linguagem numérica [dados] como fazemos com a alfabética. Juntar 1, 2, 3, 4, .... para formar informações, que gerem insights.
As pessoas precisam decodificar o que leem, fazer conexões com o que sabem do passado e principalmente pensar profundamente sobre o que acabaram de ler.
Os dados são uma nova forma de ler o mundo inundado de [des]informação onde a capacidade de compreender o que está sendo mostrado é fundamental para tomar melhores decisões, sejam de governos, empresas ou na vida pessoal.
Temos o costume de julgar os números com nossas lentes deixando de fora a coisa mais importante de um dado, o [contexto], exemplos estão por ai como gráficos que mostram parte dos dados, números absolutos sem dar peso, cálculos tendenciosos e por ai vai.
VAMOS AO EXEMPLO:
Qual empresa tem proposta de ser mais sustentável até 2025?
Empresa A: Até 2025, 9 em 10 produtos serão sustentáveis.
Empresa B: Até 2025, 25% do nosso volume bruto de produtos serão mais sustentáveis.
De posse dessa notícia a pergunta seria: Quais produtos estão nesses 9 e quais estão nos 25%. Sabe-se que muitas empresas tem poucos produtos que vendem muito e muitos que vendem pouco, dessa forma será que os 9 itens não são os que vendem pouco? E já a Empresa B colocou seu esforço nos 25% que mais geram volume de venda?
Em volume absoluto no final do dia, qual impacta menos no mundo? Só olhando o contexto.
Esse é um exemplo simples de como os dados podem nos enganar no dia-a-dia.
A alfabetização de dados não pode ser alcançada sem o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. Saber fazer perguntas, junto com conhecimento básico em técnicas estatísticas pode ajudar e muito na alfabetização de dados.
Os dados são suficientes?
Qual a fonte dos dados?
Quais estatísticas estão sendo aplicadas?
Como estão sendo calculados esses dados?
Qual gráfico está sendo usado e com qual intenção?
Essa é uma jornada para melhorar a tomada de decisão e a vida das pessoas em um mundo inundado de dados, informações e falas distorcidas.
Confira outros posts
04/02/2022 às 09:20:46
A PÓS-DIGITALIDADE
03/03/2016 às 09:43:55