5 erros básicos que as empresas cometem no E-commerce
Publicado em: domingo, 22 de agosto de 2021 às 20:28
E-commerce não é um site, é um Negócio. E só esse entendimento muda tudo.
O e-commerce tem pelo menos 20 anos no Brasil e até hoje ele é mal interpretado, entendido e aplicado. Por que isso:
Vou te falar 5 erros básicos:
1 – Acreditam que o e-commerce é um site, contrata-se uma empresa de desenvolvimento web, coloca-se produtos e espera a venda. E-commerce é um novo negócio, complexo e com todas as variáveis que compõem ter uma nova empresa.
2 – Pensam que se a loja estiver no ar ela vende. NÃO, não vende, colocar um site com essa ideia é a mesma coisa que colocar uma loja física no interior de uma cidade há 30km de distância em um lugar remoto, de difícil acesso e esperar que tenha fluxo de shopping central.
3- Colocam a responsabilidade do sucesso na plataforma de #ecommerce. De novo um entendimento errado. Podemos fazer uma analogia com loja física. A empresa da plataforma é como se fosse a imobiliária que tem o imóvel. Ela tem o ponto, a estrutura, pode ter o arquiteto, iluminação, disposição de produtos, etc... Agora fazer cliente entrar, fazer vender, atrair consumidor é responsabilidade da empresa que contrata. Se a porta abrir, a luz ligar, o ponto for bom, a plataforma está fazendo sua parte, a dela é funcional e entregar tecnologia que suporte a #estratégia, não desenvolver a estratégia em sí.
4 – #Marketing em redes sociais digitais resolve. Outro mito grave é que comunicação digital atrai fluxo e converte. Não, na maioria dos casos isso não acontece, a estratégia precisa ter inúmeras ações e não ficar dependente de uma. Relacionamento, promoções, produto, #target, estrutura de navegação (#UX), #SEO, #remarketing, etc... Temos pelo menos 5.000 martechs que podem ajudar em inúmeras áreas. Como disse é um negócio e não um site.
5 – E-commerce custa pouco, em alguns negócios pode sim funcionar, mas de novo, na maioria exige investimento na frente, tempo para maturidade, encontrabilidade, posicionamento, muitas e muitas ações e outros. Hoje temos grandes players que brigando pela atenção e com estratégias e ferramentas milionárias, um pulverização da atenção e opções, temos milhares de lojas hoje.
Então, comece pequeno, entenda o que você tem de diferente das outras milhares no Brasil que entregam a mesma coisa, teste barato, erre rápido, altere tudo que precisar. O e-commerce não nasce pronto e nunca ficará. Busque se orientar com quem entende de negócios digitais e não de #marketingdigital. E aceite que não é fácil, não é rápido, que dá trabalho.
Dedique-se ao novo negócio com a atenção que ele merece, se não será como mais de 90% dos e-commerces no Brasil que faturam nada ou morrem.
Lembre-se: a gente tem uma mania ruim de olhar para os sucessos. Eles são inspiradores, mas são a grande minoria e nunca poderemos entender as variáveis que o fizeram chegar lá. Os sucessos só são explicados depois, com certeza teve um alinhamento de planetas que ficam visíveis depois de feito.
Não espere o próximo alinhamento de planetas – CONSTRUA UM.
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