Por que contratar um profissional de marketing?
Publicado em: quinta, 03 de março de 2016 às 09:43
O marketing nasceu para o mercado brasileiro há pouco mais de meio século. Quando aqui chegou, não encontrou profissionais formados ou um campo de atuação maduro, sendo assim uma grande novidade, a qual ninguém sabia muito bem como lidar. Segundo Oliveira (2004):
O nascimento da disciplina de Marketing no Brasil confunde-se com a própria história da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Essa história começa em 1954, quando a Fundação Getulio Vargas firmou um convênio de cooperação com a Michigan State University, que resultou na vinda de uma equipe de professores daquela instituição para o Brasil. Entre eles, estava o primeiro professor de Marketing da escola e do próprio país, Olé Johnson.
No início, devido a tendência de serem os profissionais de marketing “criativos”, as áreas da comunicação como propaganda e publicidade e relações públicas, assumiram esse papel. Muito tem-se falado sobre a verdadeira função do marketing nas empresas e, por consequência, qual profissional contratar.
Essa confusão conceitual do papel do marketing nas organizações, faz com que os formados na área, por vezes, não sejam contratados e, quando contratados, exerçam funções não condizentes com o real papel. Precisamos construir um campo de atuação que o profissional de marketing possa desenvolver o trabalho para o qual foi preparado.
Estudos do mercado, do consumidor, estratégias para atender a estes mercados, entender melhor quais são os valores em jogo para cada ambiente e assim criar valor para as empresas, são algumas das funções deste profissional. Todas as empresas visam o lucro, mas como obter lucro sem antes conseguir com que o mercado compre por um preço justo seu produto/serviço? Saliento aqui que Marketing não tem relação com venda mas sim com compra. O trabalho do profissional de marketing é fazer o cliente/consumidor comprar, não a empresa vender. Por mais que pareçam iguais, não são. O esforço de marketing é construir uma marca que tenha relevância e valor para um segmento-alvo específico e assim, desejarão comprar os produtos e serviços da empresa em detrimento de outas, diminuindo o esforço da venda.
Entender do mercado, entender de cliente, desenvolver estratégias para fortalecer a marca, pensar em novos produtos/serviços, melhores canais de venda e de comunicação são papéis fundamentais no dia-a-dia do profissional de marketing.
Se sua empresa precisa entender, atender e relacionar-se melhor com seus clientes; aumentar o valor percebido da empresa no mercado; deixar de brigar por preço; ser uma marca desejada pelo seu público, além de inúmeras outras funções que cabem ao escopo do marketing, você precisa de um profissional formado nesta área.
Por fim, este é um assunto que se inicia aqui. Continuemos discutindo o tema, pois todos ganham, os profissionais de marketing na função correta, as empresas por serem mais valorizadas pelo mercado e o mercado por receber ofertas mais relevantes com seus gostos e necessidades.
Artigo que vale a pena ler: http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/3490.pdf
Abraço
Prof. Me. Eduardo Pezzi
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