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Marca, logo, branding e tudo mais

Publicado em: terça, 22 de novembro de 2016 às 18:22

A preocupação com a “MARCA” está na moda, até porque hoje ela é um ativo da empresa, tendo valor financeiro real. Isso fez com que as empresas especializadas criassem uma disciplina chamada Branding, que nada mais é do que a gestão da marca. Antigamente o conceito de marca era: um nome distinto e /ou símbolo (…), destinado a identificar os bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores, no sentido de diferenciar esses bens ou serviços da concorrência” Fonte: AMA. Hoje sabemos que é muito mais que isso, a marca é a personalidade, a expressão do posicionamento que a empresa quer passar para os consumidores.

Na verdade a marca é o resultado do que foi construído na mente das pessoas. Quem define se a marca é jovem ou velha, rica ou pobre, arrojada ou conservadora, etc… são os consumidores. O mix de marketing bem utilizado, corrobora para que hajam menos gaps entre a identidade da marca e a imagem da marca que é construída. Resumindo, diminui a diferença entre o que a empresa quer passar e o que o cliente entende.

Muitas empresas por miopia de mercado acham que estão comunicando algo e os clientes estão entendendo. Será mesmo? Como descobrir o que realmente os consumidores estão percebendo da marca, porque a marca não é uma peça de publicidade e sim o que ficou do entendimento desta peça, das ações de comunicação, das horas da verdade nos pontos de contato.

Enfim, tudo comunica, e a todo o momento a marca está sendo testada pelos consumidores e avaliada. E uma regra, o consumidor não aceita traição. A marca promete, o cliente aceita e se isso não estiver em consonância, fica muito difícil segurar o boca-a-boca negativo. Pior que isso é ter um prospect “achando” algo que ouviu da sua marca sem ter experimentado. E lembre-se a primeira impressão é a que fica.  Você nunca teve antipatia por uma pessoa sem mesmo conhecer? Isso também acontece com as marcas.

Eduardo Pezzi

Tags: BRANDING MARCA

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