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Os 6 principais desafios dos profissionais de Marketing.

Publicado em: sexta, 24 de junho de 2022 às 08:21

O grande desafio hoje e nos próximos anos é entregar valor para o mercado e para a empresa de forma cada vez mais rápida entendendo que o mercado muda em grande velocidade. O que isso quer dizer

As áreas de produto e comercial precisam entender rápido as mudanças no mercado, comportamento, economia, novos entrantes, isso se dá através de inteligência de mercado, área que está aparecendo com força nas empresas.

Desafio 1 – entender que marketing não é departamento e sim está inserido em todas as áreas porque é a área que tem informação, entende e se relaciona com o mercado. Precisa urgente se tornar estratégico e não operacional como na maioria.

            O que isso implica: mão de obra qualificada para assumir esse papel, não existe por ai então tem um gap entre necessidade das empresas e profissionais disponíveis.

Desafio 2 – Equilibrar velocidade de resposta e ansiedade por respostas

            O que isso implica: empresários querem resultados urgentes sem entender que tudo tem um tempo de amadurecimento para acontecer. O desafio é conseguir educar os empresários em uma visão de crescimento contínuo e investimento na área de pesquisa e marketing.

Desafio 3 – digitalização dos negócios: todas as empresas terão soluções em alguma medida, mediada por software, seja em mkt digital, canais, produtos, produção, logística digital.

            O que isso implica: em data literacy (letramento em dados) aprender a se orientar por dados, em qualquer medida. O problema é o mesmo do [desafio 1], não existe uma maturidade digital em qualquer área na maioria das empresas, quando se tem a consciência não se tem pessoas, tecnologia e digitalização suficientes pra iniciar um trabalho. Quando descobrem querem ir de 0 a 100% em meses, nessa área é impossível.

Desafio 4 – Redesenho da função e área do marketing. Passando a ser centro, junto com TI das estratégias da empresa.

            O que isso implica: colocar o cliente no centro, entender a jornada (pontos de contato (ou seja, todos os verbos que o cliente aciona quando executa a tarefa pra adquirir esse prod/serv)

            Entendendo isso, redesenhar essa jornada, diminuindo atrito e ampliando os momentos bons, digitalizando ao máximo essa jornada e fazendo de forma mais rápida barata e gerando maior valor. Outro problema nas empresas, saber o que é valor para seu mercado)

Desafio 5 – Quando de orientada para o cliente ter e entender a jornada, comportamento e mudanças.

            O que isso implica: em ter gente na equipe que entenda de comportamento humano, tenha conhecimento do mercado e esteja atento as novas tarefas do dia-a-dia do mercado. Conseguir perceber isso rápido e mudar a rota de forma ágil, mexendo no mix de marketing gerando sempre valor para o mercado.

Desafio 6 – encontrar profissionais que tenham conhecimentos e habilidades nessa nova demanda e organização do marketing. Não se formam pessoas que resolvam problemas só executores e ainda mal executores. TODAS empresas que eu passo ou converso tem vagas em aberto e quando encontra é pra preencher buraco não porque a pessoa é boa.

 

Acho que o grande desafio hoje, resumindo, é permear na empresa uma cultura de Marketing, ou seja, daqui a pouco nem departamento precisa, quanto todos estiverem orientado para o mercado e capturando valor para poder entregar. Ser ágil nas mudanças (ser data driven) ou se coleta, trata e utiliza dos dados ou não tem mais como ser competitivo. Então, entender a importância do marketing como estratégico e como ele se insere nas áreas e estratégia a empresa, montar um data lake pra que toda empresa consuma e possa responder rápido, ser ágil na mudança (pensar como uma startup) e entregar valor antes e melhor que a concorrência.

Pra isso precisa, letramento em dados, uma mudança na educação em marketing e estratégia (quase nenhuma escola da área forma minimamente para o mercado), pensar de forma ágil, montar equipes multidisciplinar que consigam encontrar alternativas variadas e dessa forma chegar a uma solução ótima.

O que a empresa quer é resultado, a área de marketing é uma das únicas que consegue entregar resultado sustentável de forma ágil, desde que tenha uma mudança radical na contratação, função e representatividade dentro das empresas.

Tags: marketing valor diferencial