Blog EduPezzi

Marketing Digital, um conceito em formação ou deformação?

Publicado em: sexta, 18 de novembro de 2016 às 08:17

Tenho uma real preocupação com o Marketing Digital, pois muitas empresas que trabalham com esta disciplina não têm a mínima noção do que seja Marketing na sua essência. Existe aqui uma grande falha de conceito, prejudicando o próprio Marketing. Revisando diversos conceitos postos no mercado, e acessíveis nos sites destas organizações, nota-se que a grande maioria parte diretamente para as ações de comunicação, esquecendo que esta é o fim e não o início de um planejamento ou de estratégias mercadológicas.

Ocorre então uma simples conversão de “estratégias de comunicação” off-line para online. Estas são mais interativas, bonitinhas e cheias de efeitos, esquecendo a primeira preocupação que um “profissional” de marketing deve ter: criar valor de longo prazo para o cliente.

O Marketing Digital praticado no mercado nada mais é do que “Comunicação Digital”, que a meu ver é essencial para o engajamento dos clientes/consumidores, fidelização, divulgação e construção da marca, lançamentos de produtos, relacionamentos duradouros entre outros, tudo isso a um custo muito baixo. Aqui entra o que acredito ser o grande problema, baixo custo. Qualquer um acha-se apto a praticar ações de comunicação, independente de ter uma visão orientada para o mercado a qual deve levar em conta a  preocupação com os objetivos empresariais, seus norteadores estratégicos, públicos envolvidos e os objetivos mercadológicos de longo prazo.

Marketing digital nada mais é do que uma ferramenta tática aplicada às estratégias de marketing. E pelo discurso dos “profissionais” encontrados no mercado (lê-se aqui, não todos os profissionais, claro), são ações de comunicação preocupadas em atingir um determinado público que está na internet e vai “curtir” a proposta da empresa, como se não fosse necessário uma mudança de cultura empresarial antes de se inserir no mundo digital.

Cuidado, estão voltando a reduzir o MKT para o conceito de comunicação.

Tags: COMUNICAÇÃO CONHECIMENTO DIGITAL ESTRATÉGIA DIGITAL MARKETING PLANEJAMENTO VALOR