Porque Marketing e Ciência de Dados precisam andar juntos.
Publicado em: domingo, 14 de maio de 2023 às 21:30
A dificuldade em mensurar resultados de Marketing
Marketing por ser uma ciência social aplicada sempre esteve mais próximo da comunicação do que das ciências exatas.
Nesse sentido, Marketing é [entender] comportamentos para desenvolver [atender] produtos e serviços que melhorem a vida das pessoas.
A criatividade e a subjetividade sempre fizeram parte do dia a dia de um profissional de Marketing. Muitas perguntas sem respostas, como: qual o resultado de nossas ações, quanto nossos criativos influenciaram o comportamento de compra, quanto retorno tivemos do investimento, qual campanha foi a melhor, rodeiam as mentes dos empresários. Metrificar o Marketing sempre foi um enorme desafio.
Hoje, o Marketing pode e deve se aproximar das ciências exatas como Data Science, Estatística e Matemática para poder mensurar em alguma medida seu sucesso.
As empresas não têm mais tempo a perder, nem dinheiro com testes ou erros, qualquer que seja a diminuição desse erro pode impactar em resultados incríveis na lucratividade e competitividade.
Se pudesse organizar [resumidamente] esse pensamento em 3 fases seriam:
1 – Entender a regra de negócio de cada cliente para que as estratégias de Marketing sejam desenvolvidas de forma intencional e estratégica, não só com olhar criativo, mas de intencionalidade das ações e métricas. Porque, no final do dia, todas as empresas querem gerar nota fiscal, todo resto é para atingir esse objetivo.
2 – Desenvolver soluções [personalizadas] para cada empresa olhando seu momento, capacidade de resposta e mercado. Nesse ponto uma agência de Marketing tem o papel de escolher dentre inúmeras ferramentas a melhor para cada caso e assim aplicar as técnicas buscando conhecimento da marca, mudança de comportamento do mercado, fidelidade e lucratividade.
3 – Analisar os resultados para otimizar investimento e acelerar resultados. E é aqui, que também, entra a área de ciência de dados.
De forma simplificada, ciência de dados utiliza-se de computação, estatística e análise de negócio para desenvolver soluções através de algoritmos que melhoram a performance empresarial, social e governamental. Analisar dados, encontrar padrões, prever próximos passos está no centro do trabalho de um analista de dados.
Com a evolução da capacidade computacional, do volume de dados e dos modelos de Inteligência Artificial, hoje, está acessível para todo o mercado a utilização dessas análises e Inteligências para acelerar negócios, seja para entender comportamentos, perfis, produtos, preço, criar estratégias de negócio e/ou reduzir custo, tempo e melhorar no final do dia o lucro.
A união do Marketing como Ciência Social aplicada e a de Dados que é uma ciência exata, cria um poder transformador nas organizações sem perder a essência que é humanizar as marcas, conexões com os clientes e entrega de valor para o mercado.
A ciência de dados ajuda na quantificação das ações de Marketing, na melhoria da performance, no resultado e na criação dos planos estratégicos de futuro. Saber onde e quanto estamos acertando ou errando ajuda a criar um diferencial competitivo.
O Marketing sempre precisará de uma camada de criatividade e subjetividade, mas ele não pode de forma alguma viver sem uma parte analítica. A união desses 2 mundos é o que vai potencializar os negócios e a sociedade.
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