Você tem uma empresa de Marketing Digital ou de Comunicação Digital?
Publicado em: sexta, 07 de setembro de 2018 às 09:43
Essa é uma discussão que não vejo ocorrer, embora devesse, porque?
Uma empresa “agência” para ser de Marketing Digital, ou não, deveria entregar o que o marketing se propõe pelo menos há 50 anos, sendo de forma reduzida o que segue:
Se sua empresa entrega:
Analise o ambiente externo, com ameaças e oportunidades pertinentes ao negócio. Por meio desta análise, criar cenários possíveis e estruturar o processo de Inteligência de Mercado. Assim seus clientes irão perpetuar e aprimorar a vantagem competitiva.
Se analisa a concorrência pelo menos por diversos fatores que podem influenciar na competição, nas mudanças no modelo de negócio do mercado, de forma a criar ações que minimizem os impactos das potenciais ameaças.
e ataques ao seu cliente.
Se você analisa o mercado de forma sistemática e ampla em busca de variações tanto quantitativas quanto qualitativas e entrega para seu cliente estudos que demonstram novos mercados, novos segmentos, novos produtos, novos comportamentos para que seu cliente possa se descolar da concorrência e partir para o tão sonhado oceano azul.
Se você utiliza ferramentas de gestão estratégica de modo a embasar suas recomendações para a empresa. Entrega estudo de segmentação de mercado, de novos mercados, de seu tamanho, atratividade, alcance e potencial de faturamento.
Se dentro desses segmentos encontrados você faz uma analise do público-alvo, se quiser chamar de persona ou Target também pode, entendendo seu potencial de consumo e comportamento e aqui não só digital mas antropológico, psicológico, sociológico, econômico comportamental e neurocientífico.
Se com essas informações você constrói um posicionamento duradouro e único tanto de mercado quanto de marca.
Se depois disso você entrega possibilidades de melhoras, desenvolvimento de novos produtos, serviços, experiências que a empresa possa entregar com valor e monitorar se realmente foi percebido pelo mercado-alvo.
Se você entrega ideias de formulação da precificação baseada em dados e análises de mercado, economia, poder aquisitivo, gastos das famílias, preços flutuantes e psicológicos. Além da precificação, cria alternativas de fluxo de receita, para que a empresa seja remunerada de forma recorrente e não meramente por transações únicas.
Se você com isso desenvolve canais de compra baseado nos públicos definidos ajuda as empresas a criar mais pontos de contato para que facilite a relação de troca entre empresa e cliente. Você estrutura e busca a eficiência dos canais de distribuição para acesso ao mercado.
E por fim se você faz, gestão de mídias sociais, conteúdo, inbound, vídeos, materiais para as redes sociais, campanhas, cuida da marca e zela pelo posicionamento.
Legal se você leu tudo isso, sabe como fazer e faz você é uma empresa de Marketing, caso contrário e em muitos casos só uma empresa de Comunicação Digital.
Isso não é demérito de forma alguma ser uma empresa de Comunicação Digital, penso até que utilizar o nome ajudaria.
Porque é estranho ver pessoas que defendem a vida inteira que Marketing não é Comunicação mas quando se vê, abre uma empresa exatamente utilizando-se desse viés.
O problema é que depois de 100 anos o marketing ainda é confundido com comunicação e claro as empresas que conhecem o marketing como um todo se frustram pois a entrega é 10% do que deveria.
A falta de regulamentação, de uma entidade que monitore e que cobre, ignorância por parte de muitos do que seja de fato papel de Marketing ou as vezes má intenção de alguns para usar um nome mais pomposo para ganhar clientes.
Isto atrapalha e atrapalha muito o mercado de pessoas legais que gostariam de fazer um trabalho de marketing porque tem muita empresa de comunicação se passando por Marketing.
Vemos muita Pousada se achando Resort.
Confira outros posts
04/02/2022 às 09:20:46
A PÓS-DIGITALIDADE
18/11/2016 às 08:17:12